Header Ads

Ministra aborda internacionalização com agentes culturais


As acções para a internacionalização da cultura angolana e a afirmação da marca Angola além-fronteiras esteve, nesta quarta-feira, em evidência, durante uma audiência que a ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, concedeu ao músico Yuri da CunhaAcompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, pelo chefe de departamento da Direcção Nacional da Cultura, Pedro Chissanga, e pela consultora Josina de Carvalho, a ministra reforçou a necessidade de um alinhamento entre os agentes culturais para elevar o nome no exterior do país e afirmar a identidade e a história de Angola.
Durante a audiência, presenciada também pelo produtor Ruca Fançony e pelo responsável do projecto Batoto Yetu, Júlio Leitão, a titular da pasta da Cultura apontou os criadores como os principais actores da promoção da imagem de Angola no exterior.
Maria da Piedade de Jesus reiterou a abertura para o diálogo entre o Sector e os criadores e garantiu o apoio institucional a todos os projectos sustentáveis que possam dinamizar o sector cultural.
Yuri da Cunha e Ruca Fançony aproveitaram a ocasião para apresentar à ministra algumas inquietações relacionadas com o trabalho que desenvolvem no país e no estrangeiro, os direitos de autor e conexos e o financiamento a projectos culturais.
O músico reiterou o seu compromisso de defesa da música angolana, com realce para o Semba, tendo concordado com a necessidade de um trabalho conjunto, como forma de valorizar a cultura angolana.
O secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, esclareceu as políticas públicas em curso ao nível do sector para a melhoria da divulgação da cultura Angolana e da implementação da lei do Mecenato e dos Direitos de autor e conexos.
Já o produtor Júlio Leitão apresentou o projecto do grupo Batoto Yetu desenvolvido nos Estados Unidas da América, país onde reside há mais de 34 anos.
O produtor anunciou que está a preparar uma programação de eventos destinada a promover artistas angolanos nos Estados Unidos da América, tais como o músico Yuri da Cunha.
No final da audiência, a ministra da Cultura lançou o desafio para que os produtores apresentassem e desenvolvessem projectos para 2020 no quadro do FENACULT, os quais serão acompanhados pelo ministério e suportados por parceiros.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.