Header Ads

"Futebol adaptado é exemplo de superação", considera Ministra dos Desportos

A selecção nacional de futebol para amputados é um exemplo de superação com a conquista dos dois maiores troféus da modalidade, nomeadamente, o Campeonato Africano (Benguela/2019) e Campeonato do Mundo (México/2018), considerou nesta segunda-feira, em Luanda, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.
A governante falava à imprensa, após audiência concedida ao combinado nacional, por ocasião da conquista do CAN/2019, sexta-feira última, na província de Benguela.
Na ocasião, a ministra enumerou a importância da prática do desporto adaptado no país na perspectiva da integração e reintegração social da pessoa deficiente e reiterou o apoio do Governo em relação aos programas de desenvolvimento do Comité Paralímpico Angolano.
Ana Paula do Sacramento Neto disse serem importantes os feitos obtidos até hoje ao nível do futebol adaptado, mas alertou para a necessidade de renovação tendo em conta os compromissos do futuro.
Para o presidente do Comité Paralímpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, já é tempo da sociedade mobilizar-se em prol do desenvolvimento do desporto adaptado, porque o apoio do Governo torna-se insuficiente para o cumprimento das políticas de desenvolvimento.
O responsável falou das dificuldades com que se debate a instituição que dirige, destacando a falta de um espaço para a construção de um centro de alto rendimento.
Disse reconhecer o apoio do Estado, por via do Ministério da Juventude e Desportos, mas lamenta que já passaram vários ministros e vários governadores na província de Luanda e até agora, passados mais de uma década, a situação mantém-se.
O desporto adaptado é praticado em Angola há 25 anos e até a data actual soma várias conquistas. Além do mundial de futebol em 2018 e o CAN deste ano, soma vários troféus internacionais nas modalidades de natação, basquetebol e atletismo, sendo nesta última tricampeã paralímpica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.