Header Ads

INAGBE inicia inscrições para 6500 bolsas internas

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) dá início hoje até 22 de Junho às inscrições para 6.500 bolsas internas de graduação e pós-graduação. O interessados devem inscrever-se através do portal “www.inagbeonline.com”, lançado na sexta-feira última, em Luanda.
A directora do INAGBE, Ana Paula Elias, garantiu na última sexta-feira, durante uma conferência de im-prensa, que a instituição tem disponíveis, para este ano, 6.500 bolsas de estudo internas, 5.500 dos quais para graduação (licenciatura) e mil para pós-graduação (mes-
trado e doutoramento). Ana Paula Elias lembrou que, comparativamente ao ano transacto, houve um acréscimo de 1.300 bolsas. 
De acordo com Ana Paula Elias, no ano passado a instituição tinha disponibilizado apenas 5.200 bolsas, sendo 4.600 para graduação e 600 para pós-graduação. Ana Paula Elias acrescentou que o aumento de bolsa vem responder a meta preconizada pelo Executivo que prevê, por via do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), a atribuição de seis mil bolsas de estudo por ano. 
Ana Paula Elias informou que estão habilitados às bolsas de estudo de graduação e de pós-graduação apenas os candidatos que estejam matriculados, inscritos e a frequentar um curso. Os candidatos que estiverem a frequentar instituições e cursos ilegais no país estão impedidos de concorrer às bolsas.
De igual modo, estão impedidos de concorrer às bolsas candidatos que terminaram o ensino médio e ficaram parados dois anos. 
O concorrente à bolsa de graduação deve ter no má-ximo 25 anos, para mestrado até 35 anos e doutoramento até 45 anos. 
Ana Paula Elias disse que os estudantes que apresentarem certificado de mérito e de excelência, assim como aqueles que estiverem a frequentar cursos considerados pelo Plano Nacional de Formação de Quadro como prioritários e deficitário no país, como são os de Engenharia, Ciência da Saúde, Medicina, Artes, Desportos e Agronomia têm mais possibilidade para obterem bolsa. O INAGBE controla neste momento, a nível de todo o país, um total de 15.780 bolseiros internos, dos quais 14.806 de graduação, 974 de pós-graduação e estão distribuídos nas diversas instituições de ensino superior legalmente regularizadas. 
No exterior, a instituição controla actualmente 3.617 bolseiros distribuídos em 23 países, dos quais 3.060 de graduação e 557 de pós-graduação. Neste momento, as bolsas de estudo externas estão suspensas, devido ao momento financeiro que o país atravessa. Os subsídios de todos os bolseiros externos estão pagos até ao mês de Março, estando neste mo-mento a decorrer o pagamento do mês de Abril.
Fonte: JA/LD

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.